Conteúdo

Atuação conjunta pode garantir ampliação e uso ético da telessaúde

Compartilhe:

Daniel Prieto, da Doc24, fala da importância da união dos esforços e o papel crucial de uma entidade responsável por congregar o setor, bem como as perspectivas do uso da tecnologia como ferramenta para aumentar o bem-estar dos pacientes 

 

A telessaúde vem ganhando cada vez mais importância, especialmente após os últimos anos de pandemia, impulsionando  a adoção de novas tecnologias para o cuidado com a saúde. 

 

A Saúde Digital Brasil (SDB) conversou com Daniel Prieto, diretor de Novos Negócios da DOC24,  healthtech líder em saúde digital, com atuação no Brasil, Argentina e México. Desenvolvendo soluções personalizadas para cada etapa do cuidado com a saúde, a empresa acompanha organizações públicas e privadas no caminho da transformação digital.  Assim como a SDB, o propósito da empresa é democratizar o acesso à saúde, rompendo as barreiras físicas do atendimento médico tradicional, e melhor o acesso à saúde através da inovação tecnológica. Isso demonstra a sinergia entre as organizações. 

“Estamos evoluindo rapidamente em direção a um futuro cada vez mais tecnológico, com a saúde cada vez mais conectada. Os avanços em saúde digital nos permitem acompanhar as pessoas no cuidado com a saúde de forma integral e preventiva, promovendo mais qualidade de vida”, ressalta o executivo.

Confira a entrevista completa de Daniel Prieto para a SDB. 

 

SDB: Como enxerga o cenário da Saúde Digital no Brasil atualmente?

DP: A telemedicina, o prontuário digital e a possibilidade de ter histórico clínico em um único sistema permitem uma relação mais próxima entre médicos e pacientes. Além de possibilitar que as pessoas gerenciem sua saúde e bem-estar de forma ágil e eficiente. Além disso, a regulamentação da telessaúde no Brasil ajudou a elevar a segurança e qualidade dos serviços, protegendo a saúde e privacidade do atendimento médico remoto.

 

SDB: Na sua opinião, como a SDB tem contribuído para a sustentabilidade e evolução desse setor?  

DP: A SDB reúne os principais provedores de soluções digitais do país e difunde a inovação tecnológica para o setor, contribuindo para a ampliação do acesso à saúde dos brasileiros. Gera conteúdo de valor para promover a adoção de soluções de saúde digital através da comunicação de seus benefícios, estatísticas de uso e resultados sobre o impacto que tem para o setor.

 

SDB: Qual a principal vantagem de fazer parte desse ecossistema de empresas que atuam em toda cadeia da saúde digital?

DP: Impulsionar a saúde digital em todo o Brasil, alcançando maior excelência para promover a acessibilidade.

 

SDB:. O que podemos esperar para o futuro da telessaúde nos próximos anos?

DP: A telessaúde continuará expandindo, impulsionada pelos avanços tecnológicos e pelas mudanças nas práticas de cuidado à saúde em todo o mundo. Cada vez mais veremos integração entre tecnologias, como inteligência artificial, realidade virtual para oferecer diagnósticos precisos e tratamentos eficazes. O atendimento médico será cada vez mais acessível e personalizado, com soluções de saúde digital adaptadas às necessidades individuais, sendo possível maior ênfase na prevenção de doenças e no cuidado com a saúde a longo prazo.

 

SDB: E, como a SDB estará inserida nesse contexto e pode ajudar a solucionar os desafios?

DP: A SDB, em conjunto com as organizações de tecnologia em saúde digital, instituições de saúde e órgãos regulamentadores, pode garantir que a telessaúde seja usada de maneira eficaz e ética, priorizando a acessibilidade e bem-estar dos pacientes.

Mais notícias

Cadastre-se e receba a nossa newsletter