Conteúdo

Saúde Digital Brasil participa de discussão a respeito do papel sociedade civil na descomplicação e democratização da saúde digital

Compartilhe:

Presidente da entidade participou de debate virtual, promovido pela Mevo, e ressaltou a importância dos  esforços conjuntos e da movimentação parlamentar, liderada por relevantes entidades do setor,  no avanço da regulamentação da telemedicina e da telessaúde no Brasil  

Caio Soares, presidente da Saúde Digital Brasil, participou, no último dia 21, da quarta edição da Roda Mevo, cujo tema foi “Como a sociedade civil pode descomplicar e democratizar a saúde digital”. A iniciativa é promovida pela  Mevo, plataforma de saúde, associada à SDB, com soluções que vão desde a receita digital até a entrega dos medicamentos na casa dos pacientes. O objetivo central da iniciativa  é reunir a comunidade de profissionais e empreendedores do setor para debater temas importantes, soluções e estratégias que descomplicam a saúde.

Nesta edição, a roda foi mediada por Julia Cestari, head de políticas públicas da Mevo, e contou, ainda, com a participação de Luis Gustavo Kiatake, presidente da Sociedade Brasileira de Informática em Saúde – SBIS; e de Paula Mateus, líder do comitê Healthtech & Wellness do Movimento Inovação Digital. Além de contextualizar o público sobre sua atuação e representatividade, as entidades falaram sobre o papel que cada uma delas desempenha em prol do desenvolvimento do setor e como estão contribuindo para as discussões públicas sobre a saúde digital.

Durante sua participação, Soares contou sua história com a medicina e a saúde digital, e,  com base em sua experiência,  apresentou como se deu o processo de construção das regulamentações da telessaúde no país

O presidente da SDB ressaltou a importância da entidade  na mobilização da mídia e conscientização da sociedade sobre a importância da telemedicina e da telessaúde aos sistemas de saúde brasileiro e da importância da discussão de tais medidas bem como da coletividade, com oenvolvimento de todas as esferas de governo. Ele abordou também sobre a relevância da SDB na elaboração e tramitação do projeto de lei, de autoria da Deputada Adriana Ventura, que regulamentará a telessaúde e a telemedicina no Brasil, já aprovado na Câmara dos Deputados e, atualmente, em  atual, em tramitação no Senado final. Afinal, tecnologia e saúde são dois assuntos igualmente complexos, com muitas ligações e nuances. Isso, segundo ele, aumentou a responsabilidade que os legisladores brasileiros tiveram que assumir  para deliberar sobre  o projeto de lei.

“Contribuir para esse processo de regulação foi um grande aprendizado para mim pessoalmente, para a Saúde Digital Brasil e para todas as associações inseridas nesse contexto. Porque esse processo político é uma construção coletiva. Não adianta querer discutir alguma coisa que seja para o bem populacional, se não tivermos noção de como essa construção acontece. E participar dessa construção, com contribuições técnicas e com pessoas que entendem desse assunto, só eleva o nível da discussão. É isso que nos fará chegar em um objetivo comum”, ressaltou.

Soares enfatizou iniciativas que vêm sendo desenvolvidas pela associação. É o caso do Manual de Boas Práticas da Telessaúde e da Telemedicina — lançado recentemente — e do painel de indicadores setoriais, cujo grupo de trabalho foi instituído recentemente na SDB,  que consolidará e divulgará dados do setor.

Além de enfatizarem a importância dos esforços conjuntos, articulação conjunta  das entidades do setor e criação da frente parlamentar da telessaúde, os participantes salientaram  a importância do setor da saúde olhar para experiências de outros setores, especialmente para se adequar às mudanças de comportamento dos consumidores e consolidar novas diretrizes, baseadas no mundo digital.

A capacitação, a necessidade de oferta de formação específica aos profissionais de saúde, o estímulo à inovação e a necessidade de garantia de segurança jurídica aos prestadores e desenvolvedores de tecnologias em saúde, também foram temas que estiveram em pauta.

Confira a Roda Mevo na íntegra clicando aqui

Sobre a Saúde Digital Brasil

A Saúde Digital Brasil é uma organização sem fins lucrativos, criada para congregar entidades que atuam na cadeia de prestação de serviços de telemedicina e telessaúde ou que desenvolvem atividades relacionadas à saúde digital.

Fundada em 2020, a entidade tem como principal objetivo representar os interesses dos prestadores de telessaúde e telemedicina e dos desenvolvedores de tecnologias para a saúde. Além disso, a Saúde Digital Brasil atua no sentido de contribuir com o aperfeiçoamento do modelo assistencial e incentivar o desenvolvimento técnico-científico, a inovação e o desenvolvimento qualificado e sustentável do setor de saúde.

https://saudedigitalbrasil.com.br/

Mais notícias

Cadastre-se e receba a nossa newsletter