Início > Notícias > Telessaúde como ferramenta importante na prevenção e tratamento de diabetes

Compartilhe:

Telessaúde como ferramenta importante na prevenção e tratamento de diabetes

14 de novembro de 2023 19:16

Em todas as fases que envolvem o tratamento dessa condição crônica não transmissível, a tecnologia tem conquistado cada vez mais espaço, atuando desde o diagnóstico até o monitoramento físico e emocional

 

A diabetes é uma doença crônica que afeta milhões de pessoas em todo o mundo, caracterizada pelo aumento dos níveis de glicose no sangue. A prevenção e o tratamento eficazes desempenham um papel fundamental na gestão dessa condição de saúde global. Nesse contexto, a telessaúde emerge como uma ferramenta valiosa para melhorar o acesso à informação, diagnóstico e tratamento, considerando, especialmente, a complexidade e a prevalência da doença.

 

Com o apoio da tecnologia é possível fazer monitoramento remoto, consulta virtual, bem como propiciar educação e acesso facilitado às informações sobre hábitos de vida saudáveis, até o suporte contínuo aos pacientes, seja para promover a adesão ao tratamento ou para atendimento psicológico e nutricional.

 

“A integração da telessaúde no cuidado da diabetes não apenas facilita a detecção precoce e o acompanhamento, mas também promove uma abordagem mais abrangente e acessível para o tratamento dessa condição, auxiliando na melhoria da qualidade de vida dos pacientes e na redução de eventuais complicações associadas à doença”, reforça Michele Alves, gerente executiva da Saúde Digital Brasil.

 

Além disso, a tecnologia tem revolucionado o tratamento da diabetes, proporcionando ferramentas mais precisas, acessíveis e personalizadas. Dispositivos de Monitoramento Contínuo de Glicose (CGM) proporcionam uma visão em tempo real de seus níveis de glicose, aplicativos e plataformas de saúde têm oferecido ferramentas para monitoramento, registro de dados e gerenciamento de sintomas, e  algoritmos de IA podem ser aplicados na interpretação de grandes conjuntos de dados relacionados à saúde, auxiliando na identificação de padrões, previsão de complicações e personalização de tratamentos.

 

Segundo Daniele Penalva, médica endocrinologista da Starbem, healthtech de atendimento on-line associada à Saúde Digital Brasil, a telessaúde pode colaborar em todas as etapas que envolvem o cuidado do diabetes.  Seja para tirar dúvidas que o paciente tenha, facilitando a renovação de uma receita, ou mesmo no atendimento, o que é crucial, por exemplo, para pessoas que residem em áreas mais remotas.

 

“Esse acesso ao atendimento on-line e a visão do especialista ajudam a individualizar e personalizar o tratamento e também permite que receba orientações para mudanças de hábitos, mudanças de estilo de vida. É uma ajuda para que ele consiga colocar isso em prática.  Existe todo um arsenal de dispositivos eletrônicos ligados ao celular. Esse é o tipo de informação que o médico pode receber em tempo real também. Isso auxilia na adesão e na melhora do tratamento dos parâmetros do paciente”, enfatiza a médica.

 

A Amparo Saúde, por exemplo, serviço de atenção primária do Grupo Sabin, associado da Saúde Digital Brasil, destaca a relevância de se manter linhas de cuidado específicas para pacientes com diabetes, o qual pode contar, por exemplo, com formulários de avaliação específicos, periodicidade de exames preconizados e conteúdo de promoção e prevenção à saúde.

 

Alícia Pina, enfermeira da família do setor Care/Qualidade da Amparo Saúde ressalta a importância das ferramentas de saúde digital para o monitoramento desses pacientes. Segundo ela, são disparados alertas e lembretes e, para facilitar e agilizar a realização do cuidado planejado, a plataforma traz os indicadores que devem ser acompanhados pela equipe, para garantir a adesão e a eficácia do tratamento proposto.

 

Vale ressaltar que o Dia Mundial do Diabetes, celebrado em 14 de novembro, é uma iniciativa da Federação Internacional de Diabetes (IDF) e da Organização Mundial da Saúde (OMS) que visa aumentar a conscientização sobre a diabetes e suas implicações. A data foi escolhida em homenagem ao aniversário de Frederick Banting, que, em conjunto com Charles Best, concebeu a ideia que levou à descoberta da insulina em 1921.

Assine nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter para se manter sempre atualizado sobre notícias e eventos do mercado.



    Notícias SDB

    Assine nossa newsletter

      Copyright 2024 - Saúde Digital Brasil – Todos os direitos reservados

      Granza

      Posso ajudar?