Painel de Indicadores
da Saúde Digital Brasil
O retrato inédito da utilização da telessaúde no Brasil a partir dos dados de provedores privados.

Mais de
7,98
mi
Atendimentos realizados
O Painel de Indicadores da SDB reúne dados reais, consolidados e anonimizados, enviados por empresas privadas que atuam como provedores de serviços de saúde digital no país, incluindo organizações que também prestam serviços ao SUS. Esta é a primeira iniciativa nacional que apresenta de forma transparente um recorte do comportamento, do acesso e dos resultados dos atendimentos digitais no período de 2020 a 2025, fornecendo evidências fundamentais para orientar políticas públicas, embasar decisões de investimento, apoiar pesquisas e ampliar a compreensão do impacto da telessaúde no Brasil.
Realização:
validação técnica:
O que é o Painel de Indicadores da Saúde Digital Brasil?
O Painel consolida dados enviados voluntariamente por empresas privadas que representam uma parcela significativa do mercado de telessaúde no Brasil. A amostra inclui tanto empresas exclusivamente privadas quanto aquelas que também prestam serviços ao SUS, oferecendo um recorte robusto e tecnicamente qualificado da utilização da saúde digital no país.
Os indicadores apresentados permitem compreender:

Como os atendimentos acontecem.

Quais especialidades e profissionais são mais acionados.

Quem utiliza a saúde digital.

A distribuição geográfica dos atendimentos.

Padrões clínicos, desfechos e encaminhamentos.

Os resultados refletem apenas o conjunto agregado das empresas participantes, sem qualquer identificação individual.
Como os dados foram coletados e processados
Esta primeira edição contempla dados do período de 2020 a 2025, fornecidos pelas empresas associadas à SDB. Garantindo neutralidade e segurança, o Datalab, laboratório de inovação da Serasa Experian, atuou como agente independente no recebimento e processamento das informações.
01
Padronização: Definição, em conjunto com as empresas participantes, de um template único, sem identificação de pacientes, profissionais ou dados sensíveis.
02
Coleta de Dados: Submissão dos dados, por cada uma das empresas participantes, em remessa única, diretamente em canal seguro operado pela Serasa Experian.
03
Tratamento técnico: Processamento, validação e padronização dos dados pela Serasa Experian, conforme critérios estabelecidos pela SDB.
04
Geração de indicadores: Agregação e disponibilização dos dados à SDB no formato de indicadores consolidados.
05
Atualização contínua: Após o primeiro lançamento, o painel continuará a ser atualizado a partir de novos envios de dados, tratamento e geração de indicadores.
Importante: A SDB não acessa bases individualizadas de seus associados. Nenhum dado sensível foi coletado. Não há identificação de empresas, pacientes ou profissionais.
Destaques do Painel
Estados com maior número de atendimentos
Os 5 estados com mais atendimentos representam 51% dos mais de 7,98 milhões de atendimentos realizados no período analisado
No Data Found
No Data Found
No Data Found
No Data Found
Tipo de pagadores
No Data Found
Glossário :
ANS: recursos provenientes de planos de saúde regulados pela ANS
B2B: recursos provenientes de empresas privadas para cobertura de seus colaboradores com ou sem cobertura para dependentes
SUS: recursos públicos
OUT: outros
BEN: recursos provenientes de prestadores de benefícios (B2B2C)
PTC: recursos por desembolso direto do paciente
FIL: recursos próprios do provedor de telemedicina
Quem utiliza a Saúde Digital no Brasil
Número de Atendimentos por 100.000 Habitantes
No Data Found
Número de Atendimentos
No Data Found
Distribuição de atendimentos por faixa etária
No Data Found
Distribuição de atendimentos por faixa etária e sexo.
- Masculino
- Feminino
- Não Informado
No Data Found
No Data Found
No Data Found
TOP 10 CID
No Data Found
Quantidade de atendimentos por capítulo CID
No Data Found
Glossário :
I – Algumas doenças infecciosas e parasitárias
II – Neoplasias [tumores]
III – Doenças do sangue e órgãos hematopoéticos
IV – Doenças endócrinas, nutricionais e metabólicas
V – Transtornos mentais e comportamentais
VI – Doenças do sistema nervoso
VII – Doenças do olho e anexos
VIII – Doenças do ouvido e da apófise mastoide
IX – Doenças do aparelho circulatório
X – Doenças do aparelho respiratório
XI – Doenças do aparelho digestivo
XII – Doenças da pele e do tecido subcutâneo
XIII – Doenças do sistema osteomuscular e tecido conjuntivo
XIV – Doenças do aparelho geniturinário
XV – Gravidez, parto e puerpério
XVI – Afecções originadas no período perinatal
XVII – Malformações congênitas, deformidades e anomalias cromossômicas
XVIII – Sintomas, sinais e achados anormais clínicos e laboratoriais
XIX – Lesões, envenenamentos e outras consequências de causas externas
XX – Causas externas de morbidade e mortalidade
XXI – Fatores que influenciam o estado de saúde e contacto com serviços de saúde
XXII – Códigos para propósitos especiais
Nota: “Múltiplos CIDs” refere-se a casos com mais de uma causa de doença registrada.
Como os atendimentos acontecem
INDICADORES
- Modelos: teleconsulta, teleinterconsulta, telemonitoramento;
- Meios: vídeo, telefone, chat, assíncrono;
- Portas de entrada: demanda espontânea, agenda com generalista, agenda com especialista, longitudinal, assíncrono;
- Tipos de pagadores: ANS, SUS, B2B, Benefícios, Particular, Recursos próprios.
Glossário :
MODELO:
TC: Teleconsulta
TM: Telemonitoramento
MEIO:
VC: videoconferência
CH: chat de texto ou áudio, com ou sem imagens, em tempo real
TF: áudio em tempo real / telefone
PORTA DE ENTRADA:
PA: Atendimento sob demanda espontânea, com fila de espera
EE: Agenda eletiva com especialista
AL: Acompanhamento longitudinal
O: Outros
Crescimento e expansão da telessaúde
INDICADORES
- Evolução da quantidade de atendimentos entre 2020–2025;
- Ampliação do acesso digital à saúde em todas as regiões do país;
- Incorporação progressiva de diferentes modelos de atendimento (TC, TI, TM);
- Adesão crescente de diferentes perfis populacionais.
Os dados demonstram a consolidação da telessaúde como uma forma legítima e eficiente de cuidado, contribuindo para ampliar o acesso, reduzir barreiras geográficas e fortalecer a continuidade assistencial no país.
Evolução Anual de Quantidade de Atendimentos
No Data Found
Quem financia a saúde
digital no Brasil
Quem financia a saúde digital no Brasil
Distribuição por tipo de pagador:
ANS, SUS, B2B, Benefícios (BEN), Particular (PTC), Recursos próprios (FIL), Outros.
A diversidade de fontes pagadoras demonstra a capilaridade da telessaúde no país.
Tipo de pagadores
No Data Found
Glossário :
ANS: recursos provenientes de planos de saúde regulados pela ANS
B2B: recursos provenientes de empresas privadas para cobertura de seus colaboradores com ou sem cobertura para dependentes
SUS: recursos públicos
OUT: outros
BEN: recursos provenientes de prestadores de benefícios (B2B2C)
PTC: recursos por desembolso direto do paciente
FIL: recursos próprios do provedor de telemedicina
Os dados agregados desta edição foram enviados voluntariamente por empresas privadas que atuam na oferta de serviços de saúde digital no Brasil. Para preservar a competitividade e a integridade do ecossistema, os nomes das empresas participantes não são divulgados publicamente. As empresas que contribuíram com o envio dos dados recebem um selo oficial de participação e têm acesso a informações exclusivas disponibilizadas pela SDB.
Fica a critério de cada empresa decidir se deseja divulgar publicamente sua participação no Painel. A partir da segunda edição, além do acesso exclusivo aos dados ampliados, as empresas participantes também terão acesso a um benchmarking restrito, permitindo comparações seguras e anonimizadas dentro do próprio ecossistema.
Acesso exclusivo a
dados e benefícios
As empresas que enviaram dados para esta primeira edição do Painel, assim como os parceiros apoiadores, têm acesso a conteúdos e análises adicionais que não são disponibilizados ao público geral. Entre os benefícios oferecidos estão:
- Selo oficial de participação no Painel, reconhecendo a contribuição para a construção de dados setoriais confiáveis.
- Acesso a dados exclusivos, recortes adicionais e visualizações complementares produzidas pela Serasa Experian e pela SDB.
- Relatórios especiais com insights aprofundados sobre os indicadores agregados.
A partir da segunda edição, as empresas participantes também terão acesso a um benchmarking restrito e anonimizável, permitindo comparações seguras entre o seu desempenho e o do ecossistema participante, sem exposição de dados sensíveis ou concorrenciais. A versão pública desta landing page apresenta apenas os indicadores agregados destinados à transparência setorial.
Sobre a Saúde Digital Brasil
A Saúde Digital Brasil é a voz do setor empresarial da saúde digital no país. Reunimos empresas que desenvolvem tecnologias e prestam serviços em saúde digital, atuando de forma articulada, ética e protagonista diante dos desafios do setor. Trabalhamos para fortalecer boas práticas, promover transparência, apoiar a evolução regulatória e impulsionar a transformação digital da saúde no Brasil.
O Painel de Indicadores integra esse compromisso institucional ao oferecer dados inéditos que contribuem para qualificar o debate público, orientar políticas públicas, apoiar decisões de investimentos, ampliar o entendimento sobre o uso da telessaúde e promover o desenvolvimento sustentável do ecossistema.
Ao consolidar informações reais e anonimizadas, a SDB entrega à sociedade uma ferramenta que estimula a inovação, fortalece a tomada de decisão informada e amplia a compreensão sobre o impacto da saúde digital no Brasil.
Esta é a primeira edição do Painel de Indicadores da Saúde Digital Brasil. O compromisso da SDB é seguir ampliando a qualidade, a periodicidade e a transparência dos dados, contribuindo para o desenvolvimento sustentável da saúde digital no país.