Carlos Pedrotti assume a presidência com a missão de seguir apoiando os movimentos regulatórios, firmar a entidade como referência em relação a indicadores e boas práticas, garantir a sustentabilidade e ser uma representação frente aos desafios que o setor ainda enfrenta
A Saúde Digital Brasil (Associação Brasileira das Empresas de Telessaúde, Telemedicina e dos Desenvolvedores de Tecnologias para a Saúde) acaba de eleger um novo Conselho de Administração para o triênio 2023-2026. A entidade passa a ser presidida por Carlos Pedrotti, gerente médico do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein. Como vice-presidente assume Caio Soares, diretor médico da Teladoc Health, que foi o presidente da SDB nos últimos anos.
Soares enfatiza que a gestão anterior viveu um momento importante e muito intenso, com um objetivo muito claro de apoiar a regulamentação da telemedicina, que culminou na aprovação da Lei 14.510, em dezembro do ano passado. A partir de agora, o foco será não apenas continuar apoiando os desdobramentos e a evolução da telessaúde no Brasil, como também firmar definitivamente a entidade como uma referência técnica de telessaúde no Brasil e também no mundo.
Sobre Pedrotti, Soares enfatizou: “tenho certeza que tendo ele à frente da SDB, esta entidade irá ocupar um espaço de ainda mais relevância na sociedade brasileira. Não só porque ele tem profundo conhecimento técnico, mas por ser uma pessoa generosa, atenta e fundamentalmente determinada a realizar seus objetivos”.
Pedrotti está desde a fundação e foi coordenador do grupo de trabalho de protocolos clínicos, ainda na gestão de Eduardo Cordioli. Essa participação foi extremamente relevante, principalmente no desenvolvimento do Manual de Boas Práticas, lançado em 2022. Além disso, também ocupou a posição de vice-presidente durante a gestão de Soares.
“Considero minha eleição uma evolução natural na participação ativa e constante nas atividades da SDB, que levou à formação do nosso conselho administrativo, que foi uma aclamação unânime entre os membros do conselho”, ressalta.
O novo presidente enfatiza que a Saúde Digital Brasil nasceu com um propósito muito específico, que é o de reunir as empresas que configuram e sustentam esse ecossistema de saúde digital no Brasil em prol de uma regulamentação adequada e também da garantia de que o setor cresça e evolua com ética, moral e qualidade de acesso para os pacientes e todos os envolvidos no setor.
“O primeiro grande marco foi a regulamentação da lei, na qual tivemos uma participação intensa. Agora, com a robustez criada nas gestões anteriores, o alcance de novos associados, todo o trabalho que fizemos no legislativo e regulatório e com o manual que norteia a prática assistencial, assumimos um patamar em que somos referência da prática da saúde digital no país. Existem outras associações mais técnicas e acadêmicas, mas a SDB representa quem pratica e executa o serviço, seja no front ou na sustentação tecnológica desse tipo de atividade”, explica.
Diante desse cenário, dentre as próximas atividades que serão executadas está o painel de indicadores, que deve ser lançado ainda neste segundo semestre. A iniciativa trará visibilidade para os números, reunindo dados do setor e possibilitando um benchmarking entre os players. Além disso, também será lançada uma capacitação que formará novos profissionais, com o respaldo de especialistas que atuam no dia-a-dia.
“Saúde é algo delicado. O paciente tem que estar no centro do cuidado e, por isso, os pilares que sustentam essa atividade precisam estar garantidos para que esse serviço possa ser prestado com excelência e ganhar mais significância no mercado de saúde”, explica Pedrotti.
Por que fazer parte da SDB
O objetivo da entidade segue sendo liderar o processo de transformação digital do setor da saúde, com ética e excelência e ser uma fonte de informação fidedigna sobre saúde digital não só no país, como em todo o mundo. Ou seja, tudo o que envolve saúde digital faz parte da atuação da entidade, visando a garantia da qualidade e do acesso e, ainda, a sustentabilidade nesse setor.
Considerando que o mercado de saúde digital é muito novo para todos, os desafios são inúmeros. Acompanhar a evolução regulatória e as discussões no setor é um deles. Por isso, associar-se a uma entidade que congrega empresas que estão vivendo as mesmas dores, é extremamente valoroso.
O presidente explica que os associados da SDB têm a oportunidade de discutir e chegar a conclusões que levam o setor a outro nível. “Existe um oceano azul de oportunidades e quando se compartilha desafios e se encontra soluções em conjunto tem muito mais eficiência em resolver problemas e alcançar mais mercados. A garantia de qualidade e de entrega é o que demonstrará o valor da saúde digital como um pilar de sustentabilidade para o sistema de saúde como um todo”, finaliza.
Por meio dos grupos de trabalhos temas importantes são discutidos. Temas relacionados à regulação são tratados pelo GT jurídico; a qualidade assistencial pelo GT de protocolos clínicos; discussões tecnológicas relacionadas à interoperabilidade de dados em saúde ficam sob responsabilidade de um grupo exclusivo para esse tema; assim como a segurança da informação e a proteção de dados, que é algo totalmente relevante nesse setor.
Um grupo de especialistas também está dedicado a olhar para o tema prescrição e dispensação digital de medicamentos e como adaptar-se às regulações no cenário atual e outro para os indicadores setoriais que serão utilizados no painel de indicadores que será divulgado e periodicamente atualizado pela entidade.
“Não podemos nos esquecer de outro ponto importante. Fazer parte da SDB permite uma troca de experiências de altíssimo nível, não só no aspecto técnico, como para networking pessoal”, finaliza Soares.
Conheça o novo conselho de administração da SDB 2023-2026
Caio Soares
Diretor Médico da Teladoc Health
Presidente da Saúde Digital Brasil de dezembro de 2020 a junho de 2023. Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Residência Médica em Medicina Preventiva com Área de Concentração em Administração de Sistemas de Saúde pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Administração pela FGV/SP. Pós-graduação em Administração de Sistemas de Saúde pela FGV/SP. Especialista em Bioética pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Catastrophe Management pela Harvard Medical School.
Atuou em consultorias por alguns anos, é ex-diretor médico da Omint Saúde, e, desde 2015, Diretor Médico na Teladoc Health.
Carlos Pedrotti
Gerente Médico do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein
Vice-Presidente da Saúde Digital Brasil de 2021 a junho de 2023. Gerente médico do Centro de Telemedicina, sendo responsável pelas estratégias de expansão e disseminação da telemedicina como aliada da atividade médica, criando uma interface com as áreas de desenvolvimento de software e TI, visando contribuir com as estratégias de cuidado integral à saúde em âmbito nacional e internacional. Médico Clínico e Cardiologista. Atual Médico-Referência do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein. Médico formado pela Universidade de São Paulo. Especialista em Clínica Médica e Cardiologia com residência médica no Hospital das Clínicas e no Instituto do Coração do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo. Especialista em Ciência de Dados pela Johns Hopkins University. Em 2010, realizou MBA em Gestão em Saúde pelo Insper-SP.
Eduardo Cordioli
Head de Inovação da Docway
Médico formado pela Universidade Federal de São Paulo. Residência médica em Ginecologia e Obstetrícia e Mestrado em Ciências com foco em Obstetrícia de Alta Complexidade e Medicina Fetal. MBA Executivo e Gestão da Inovação e Marketing de Serviços.
Entre 2001 a 2021, trabalhou no Hospital Israelita Albert Einstein. Após, ocupou posições de liderança na coordenação, Gerência da Medicina Diagnóstica e Ambulatorial e Gerência do Departamento de Telemedicina da Maternidade do HIAE; na Direção Médica Corporativa de Obstetrícia da Hapvida e na Presidência da Saúde Digital Brasil. Atualmente, é Head de Inovação da Docway e Coordenador Geral de Obstetrícia do Grupo Santa Joana.
Guilherme Weigert
Co-fundador e CEO da Conexa Saúde
CEO e cofundador da Conexa, ecossistema digital de saúde baseado em valor, healthtech líder na América Latina. A empresa nasceu com foco em telemedicina com objetivo de democratizar o acesso à saúde de qualidade. Médico formado pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, com residência em Medicina Interna pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro e residência e mestrado em Cardiologia pelo Instituto Nacional de Cardiologia. Foi observador no Texas Heart Institute (Baylor College of Medicine) e médico de hospitais de grande porte no Rio de Janeiro.
Renata Zobaran
Diretora Técnica da Topmed
Médica formada há 30 anos pela Faculdade Federal de Ciências Médicas de Porto Alegre (FFFCMPA). Residência médica em Gastroenterologia e Mestrado em Hepatologia. MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) e Pós-graduação em Telemedicina e Segurança Digital, pela USP. Entre 1998 e 2003 foi docente da faculdade de medicina na Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). Desde 1999 atuando na área de gestão, inicialmente em Operadoras de Plano de Saúde e desde 2008 na TopMed, sempre ocupando cargos de liderança e de coordenação de equipes. Atualmente, é Diretora Técnica e conselheira consultiva na TopMed Saúde Digital.
Wilson Shcolnik
Gerente Corporativo de Relações Institucionais do Grupo Fleury
Médico, Patologista Clínico. Doutorado em Ciências – USP (2021). Mestre em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca – ENSP/Fiocruz (2012). MBA em Gestão pela Qualidade Total – Universidade Federal Fluminense (2002). Presidente da Abramed – Assoc. Brasileira de Medicina Diagnóstica desde 2019. Membro do Conselho de Ex-Presidentes da Soc. Brasil. de Patologia Clínica/Medicina Laboratorial (SBPC/ML). Membro do Conselho de Administração Instituto Coalizão Saúde (2022). Membro do Conselho de Administração do Sindicato de Hospitais, Clin e Labs. Estado S.P. (SINDHOSP). Membro do Working Group on “Laboratory errors and patient safety da International Federation of Clinical Chemistry and Laboratory Medicine (IFCC). Membro da Câmara Técnica de Segurança do Paciente do Conselho Federal de Medicina. Membro do Comitê Estratégico de Relações Governamentais da AMCHAM S.P. Membro do Comitê da Cadeia Produtiva da Saúde e Biotecnologia – COMSAUDE – FIESP. Coordenador do GTT Medicina Diagnóstica da Sociedade Brasileira para a Qualidade do Cuidado e Segurança do Paciente – Sobrasp. Eleito executivo mais influente da Saúde – QUALIDADE E SEGURANÇA pela revista Healthcare Management do Grupo Mídia, 2016.
Thiago Julio
Diretor Médico da Memed
Médico Radiologista com MBA e especializações em Informática Médica e Pesquisa Clínica (Unicamp, USP, Harvard, Ibmec), atua há mais de 10 anos com Tecnologia, Saúde Digital, Startups e Inovação Médica, com passagens por Dasa, Cubo, Einstein, Sírio-Libanês e HC-USP. Coordenador Científico de Tecnologia da Sociedade Paulista de Radiologia e Conselheiro do CIETEC/USP.