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Cabines de telessaúde emergem como porta de entrada para o sistema de saúde

5 de março de 2024 15:14

Com foco especialmente em atenção primária, a tecnologia tem ganhado destaque no Brasil, visando não só garantir a ampliação do acesso, atender à escassez de profissionais e reduzir custos, como também desafogar os prontos-socorros

 

A digitalização da saúde é uma realidade. Graças às inovações tecnológicas, tem sido possível criar um ambiente de interconectividade que facilita a cooperação dos profissionais da saúde, gestores e administradores do setor, tecnologia e sociedade civil, promovendo o cuidado integral e o bem-estar das pessoas, estejam onde estiverem.

 

Dispositivos vestíveis (wearables) ajudam a monitorar constantemente os sinais vitais dos pacientes e enviam essas informações para os profissionais em tempo real. Os aplicativos móveis de saúde, que oferecem serviços de monitoramento, lembretes de medicamentos e acesso a informações médicas, também têm ganhado destaque, e são cada vez mais utilizados. 

 

Além disso, são inúmeras as tecnologias e inovações que garantem um atendimento em diversas especialidades de saúde remotamente. Mais recentemente, as cápsulas, cabines ou quiosques, como têm sido chamados, estão sendo instaladas em shoppings, academias e escritórios em todo o mundo, focando prioritariamente na atenção primária e ajudando não só a ampliar o acesso, como também a desafogar os prontos-socorros e as filas nas emergências. 

 

Dados divulgados pelo Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic) em 2022 mostram que 33% dos médicos e 26% dos enfermeiros utilizaram os serviços de teleconsulta no Brasil. Além disso, o monitoramento remoto de pacientes, que em 2019 era realizado por 16% dos enfermeiros, passou a ser utilizado por 29% deles em 2022.

 

Daniel Prieto, diretor da DOC24 Brasil, associada da Saúde Digital Brasil, explica que a cabine de saúde digital é uma tendência que melhora a experiência dos pacientes que já estão conectados, via smartphones. A cabine cria um modelo de atendimento “phygital”, que unifica atendimentos físico e digitais através dos equipamentos conectados. Além disso, expande o alcance de diversos tipos de exames, promovendo um cuidado integral e auxiliando na prevenção e monitoramento de diversas doenças.

 

“O Brasil vem avançando em saúde digital em relação a outros lugares do mundo, sendo um dos destaques na América Latina. Isso porque tanto o setor público quanto o setor privado vêm promovendo a inovação na área da saúde, seja através da telemedicina ou soluções como cabines de autosserviço para saúde, entre outras. Hoje, podemos dizer que temos mais oportunidades do que entraves e a cabine é uma realidade. Existem aspectos regulatórios e certificações que precisam estar consoantes com as normas do país, mas após esse processo, a implementação será bastante rápida”, reforça. 

 

Inclusive, já existem iniciativas em andamento. Um projeto em desenvolvimento pela BP – Beneficência Portuguesa de São Paulo disponibiliza cabines com aparelhos para serem utilizados pelos pacientes em exames simples, como medir a pressão arterial, batimentos cardíacos, temperatura, ou avaliar lesões na pele.

 

O projeto Cabines Conectadas está em fase experimental. A princípio, os exames estão sendo feitos com cerca de 200 colaboradores desde março de 2023. O médico de plantão na instituição faz a avaliação e encaminha o paciente à cabine para que ele mesmo faça os procedimentos indicados. É necessário baixar um aplicativo no celular, acoplá-lo na cabine e seguir as instruções

 

Outro exemplo de tecnologia que está sendo disponibilizada por associados da Saúde Digital Brasil é a ECCOCARE, uma sala de atendimento de saúde autônoma e multiespecialidades, desenvolvida pela MKData, empresa de software com mais de 30 anos de mercado. Com ela, é possível que os pacientes realizem medições de forma simples e automatizada, recebendo atendimento personalizado de uma equipe especializada por meio da telemedicina. 

 

“Ao integrar inovação e coordenação do cuidado, impulsionada por tecnologias avançadas como triagem e telemedicina, a ECCOCARE não só redefine o futuro da assistência médica, mas também transforma a experiência do cliente. Com inúmeras possibilidades operacionais e locais de implementação, sua contribuição para a melhoria dos resultados de saúde e a sustentabilidade do sistema de saúde, seja público ou privado, é inegável, conforme destacado por Fernanda Sandroni, Gerente Nacional de Vendas da MKData.”

 

As cabines de saúde emergem como uma solução promissora para as demandas crescentes por atenção primária. Além de oferecerem um ambiente seguro e acessível para a prestação de serviços de saúde, elas também desempenham um papel crucial na redução do congestionamento nos prontos-socorros e na integração da tecnologia na entrega de cuidados médicos. A convergência entre a saúde física e digital está transformando a forma como os serviços de saúde são entregues e percebidos. Nesse contexto, a Saúde Digital Brasil desempenha um papel fundamental ao reunir empresas e lideranças em um esforço colaborativo para impulsionar a inovação e melhorar continuamente o setor.

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