Início > Notícias > Prefeitura de João Pessoa orienta população a procurar USF ou serviço de telemedicina em casos de síndromes gripais

Compartilhe:

Prefeitura de João Pessoa orienta população a procurar USF ou serviço de telemedicina em casos de síndromes gripais

4 de fevereiro de 2022 10:07

Diante do aumento dos casos de Covid-19 e de síndrome gripal e tendo como meta a otimização do atendimento, garantindo mais agilidade e qualidade no serviço, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) orienta a população que procure primeiramente o serviço de telemedicina ou as unidades de saúde da família (USFs), desafogando assim as Unidades de Pronto Atendimento (UPAs).

Pessoas com sintomas gripais e/ou febre, dor de cabeça, tosse seca, dor de garganta, diarreia, distúrbios de olfato e/ou paladar, entre outros sintomas suspeitos, devem entrar em contato com os números 3218-9214 (telefone) ou 98654-6340 (Whatsapp).

Além disso, por meio do serviço, os médicos podem conceder atestado médico para afastamento das atividades laborais, de acordo com o quadro clínico do paciente. Dessa forma, o cidadão não precisa sair de casa para pedir a declaração médica.

Casos leves e moderados devem ser tratados nas USFs, que atendem das 7h às 11h e das 12h às 16h. Já os casos de urgência e emergência é que devem buscar outras portas, como hospitais e as quatro Unidades de Pronto Atendimento: Valentina, Bancários, Cruz das Armas e Oceania (Aeroclube).

“Estamos vivendo um processo de sobrecarga nas UPAs, onde aproximadamente 60% dos atendimentos são de pessoas com sintomas leves, pessoas que não precisariam necessariamente de um atendimento presencial. Para isso, nós disponibilizamos o serviço de telemedicina. Nesse ambiente você pode receber o seu atestado, tirar as suas dúvidas, você não vai ficar sem atendimento”, explicou o secretário executivo de Saúde de João Pessoa, Luís Ferreira Filho.

Ainda segundo o secretário, a grande maioria dos pacientes que estão sendo atendidos nas UPAs apresenta sintomas gripais. “Se tiver com síndrome gripal, mas os sintomas são leves, não precisa procurar um serviço de pronto atendimento, pode ligar para o serviço de teleatendimento da prefeitura ou a unidade de saúde da família mais próxima de sua casa. Isso evita as superlotações nas recepções das UPAs. Esse atendimento inicial, para quem tem sintomas leves, pode ser feito de forma remota. São várias equipes trabalhando para atender esses pacientes”, ressalta Luís Ferreira Filho.

E para otimizar o atendimento à população, a Secretaria Municipal de Saúde disponibilizou mais três enfermeiros para cada UPA, para fazer a triagem e orientação do atendimento remoto na porta da unidade, onde será feita ‘a avaliação inicial e identificar aquele paciente que realmente precisa de um atendimento médico’.

Além disso, também está sendo enviado para cada UPA um médico intensivista, com experiência com paciente grave, que vai ajudar na identificação e realocação de pacientes nas áreas vermelha e amarela.

 

 

Texto retirado do site: https://www.polemicaparaiba.com.br/paraiba/prefeitura-de-joao-pessoa-orienta-populacao-a-procurar-usf-ou-servico-de-telemedicina-em-casos-de-sindromes-gripais/

Assine nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter para se manter sempre atualizado sobre notícias e eventos do mercado.



    Notícias SDB

    Assine nossa newsletter

      Copyright 2024 - Saúde Digital Brasil – Todos os direitos reservados

      Granza

      Posso ajudar?