Início > Notícias > Saúde Digital Brasil elege novos coordenadores para Grupo de Trabalho de Protocolos Clínicos

Compartilhe:

Saúde Digital Brasil elege novos coordenadores para Grupo de Trabalho de Protocolos Clínicos

14 de março de 2024 12:51

Fleury e Einstein, respectivamente com Marco Antonio Viana Miguel e Flavio Tocci, assumem a liderança do grupo, cujo objetivo é definir as melhores práticas assistenciais relacionadas à telessaúde

 

A Saúde Digital Brasil acaba de eleger os coordenadores que estarão à frente do Grupo de Trabalho de Protocolos Clínicos nos próximos três anos. Marco Antonio Viana Miguel e Flavio Tocci assumem, respectivamente, como coordenador e vice-coordenador com a missão de conduzir as ações que ajudarão a definir as melhores práticas assistenciais relacionadas à telessaúde, como consentimento informado e limites de atuação à distância, entre outros. 

 

A padronização e a adoção de melhores práticas são elementos essenciais para garantir a qualidade, segurança, eficiência e consistência na prestação de serviços de saúde remotos. Esses aspectos não apenas beneficiam os pacientes, garantindo o melhor atendimento possível, mas também auxiliam as organizações de saúde a operarem de maneira mais eficaz e a se adaptarem às mudanças no cenário da saúde digital.

 

De acordo com Marco Antonio Viana Miguel, o grande desafio do GT de Protocolos Clínicos será atualizar os protocolos e o Manual de Boas Práticas da Saúde Digital Brasil, acompanhando a velocidade das mudanças que têm ocorrido no setor, incluindo privacidade e segurança de dados. Além disso, é crescente a participação de outros profissionais de saúde na telessaúde, o que ainda exige um alinhamento mais amplo para assegurar que todos sigam protocolos consistentes durante os atendimentos remotos. 

 

“O que fazíamos há três anos na telessaúde, hoje já não fazemos mais. A inteligência artificial e os exames físicos, propedêutica e avaliação do paciente a distância, têm evoluído e novas oportunidades também surgem. Como costumamos dizer, são 70 anos em sete meses. Por isso, o nosso desafio é manter todos atualizados  em tudo o que acontece na saúde digital”, ressalta.

 

Miguel complementa que, mesmo no auge da saúde digital, ainda existe uma  defasagem em relação à educação continuada no setor. Desta forma, apoiar esse pilar é também uma missão do grupo de trabalho, entregando um modelo de aprendizado que auxilie aos profissionais que estão no mercado e também àqueles que estão ingressando, sempre que tiverem dúvidas ou dificuldades.

 

“Se na época da graduação disséssemos que estaríamos fazendo tudo isso o que fazemos hoje, diriam que estaríamos malucos. Hoje temos uma procura muito grande de profissionais que não tiveram nada em sua formação de saúde digital e que têm essa necessidade de se atualizar para fazer atendimentos com qualidade. A SDB acaba sendo um ponto de segurança para isso”, reforça o executivo. 

 

Tocci complementa que outro ponto importante é reforçar a necessidade de boas práticas com relação ao bom uso da telemedicina para que os serviços não apenas cumpram, mas também excedam os padrões éticos e legais estabelecidos, garantindo assim o mais alto nível de cuidado e respeito aos pacientes. O objetivo é alinhar ainda mais as empresas associadas à SDB com os princípios de responsabilidade, integridade e transparência, trabalhando incessantemente para assegurar que a saúde digital seja um vetor de avanço e melhoria na assistência à saúde da população. 

 

“Precisamos tratar com mais afinco essa questão, especialmente por conta da solicitação de atestados médicos nas teleconsultas, o que distorce o objetivo principal do cuidado oferecido pela telemedicina”, explica. 

 

Conheça os novos coordenadores

 

À esquerda, Flavio Tocci, e à direita, Marco Antonio Viana Miguel

 

Marco Antonio Viana Miguel – coordenador, é médico otorrinolaringologista pela Universidade Federal de São Paulo – Unifesp/Escola Paulista de Medicina.  Pós-graduação em Administração Hospitalar e de Sistemas de Saúde (CEAHS) pela FGV e Coordenador Médico da Telemedicina do Grupo Fleury – Pronto Atendimento digital e Ambulatório de Especialidades.

 

Flavio Tocci – Vice-coordenador, possui graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina / Universidade Federal de São Paulo, residência em Clínica Médica e doutorado em Ciências (Disciplina de Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é médico referência do Centro de Telemedicina do Hospital Israelita Albert Einstein

Assine nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter para se manter sempre atualizado sobre notícias e eventos do mercado.



    Notícias SDB

    Assine nossa newsletter

      Copyright 2024 - Saúde Digital Brasil – Todos os direitos reservados

      Granza

      Posso ajudar?