Coordenada por Wislas Sousa, a iniciativa visa promover uma participação mais robusta nos cenários políticos e regulatórios, marcando um avanço significativo para a entidade e para o setor de saúde digital
Dando um passo estratégico e evidenciando seu compromisso em moldar um ambiente propício para o desenvolvimento do setor de saúde digital, a Saúde Digital Brasil acaba de criar um departamento interno de Relações Governamentais. A decisão de ter uma presença mais ativa em Brasília, liderada por Wislas Sousa, que chega para coordenar a nova área, visa promover uma participação mais robusta nos cenários políticos e regulatórios.
Ao centralizar suas atividades nessa área, a SDB espera promover uma liderança proativa em questões relacionadas à saúde digital perante legisladores e órgãos públicos. A ideia é que essa proximidade influencie de maneira eficaz o desenvolvimento e o avanço de políticas que favoreçam o crescimento e a inovação no setor, em linha com a realidade, as potencialidades e as dificuldades do setor. Dessa forma, a criação da área de Relações Governamentais não apenas reforça a capacidade da entidade de lidar com desafios regulatórios, mas também cria oportunidades estratégicas para moldar um ambiente favorável ao desenvolvimento sustentável e responsável da saúde digital no país.
“Essa nova área e a chegada de Wislas Sousa à SDB representam um marco significativo para a entidade e para o setor. Sua experiência notável e sua sólida trajetória na área de relações governamentais trazem consigo um valioso conjunto de habilidades e conhecimentos. Buscaremos não apenas reagir, mas influenciar proativamente o desenvolvimento de políticas”, ressalta Michele Alves, gerente executiva da entidade, que também se envolverá diretamente com essa ação cujo objetivo é fortalecer a presença da SDB em Brasília.
Segundo a executiva, a criação da área também faz parte do comprometimento da SDB em manter uma comunicação transparente com seus associados, mantendo-os informados sobre as alterações da área. Além disso, para garantir que as ações empreendidas estejam alinhadas às necessidades e expectativas dos associados e do setor, haverá interação constante e articulação com os grupos de trabalho. A ideia é fortalecer, assim, a continuidade do desenvolvimento da área de Relações Governamentais.
Wislas Sousa ressalta que os principais desafios que envolvem as relações governamentais incluem lidar com regulamentações arrojadas, que se ajustem às inovações tecnológicas e permitam a livre evolução do setor, equilibrando interesses diversos. Daí a necessidade de uma estratégia de advocacy eficaz, parcerias estratégicas, diálogo constante e transparência.
“Como coordenador de relações governamentais da SDB, meu papel será representar os associados perante o poder público, promovendo os interesses e os objetivos relacionados a telessaúde e Saúde Digital, sob a ótica dos prestadores de serviços e desenvolvedores de tecnologias do setor. Para isso, planejo utilizar minha formação e experiência profissional a fim de contribuir para a liderança da SDB no avanço ético e responsável da telessaúde e da saúde digital no Brasil, trabalhando em estreita colaboração com setores interessados para alcançar uma regulamentação adequada às particularidades da área, beneficiando sobretudo a população brasileira”, ressalta o coordenador.
Graduado em Ciência Política e pós-graduado em Direito Legislativo, Sousa atuou como coordenador de Public Affairs na Prospectiva Public Affairs LATAM, analista de Inteligência Governamental na Blue Solution Governament Intelligence e analista de Relações Institucionais na Tecnobank Tecnologia Bancária S/A e no Grupo Tecnowise, liderando projetos de mapeamento, monitoramento e engajamento com stakeholders estratégicos, além de fornecer análises e recomendações para clientes de diversos setores.