Search
Close this search box.

Content

Saúde Digital Brasil joins ANVISA Working Group to discuss regulatory improvements for e-commerce of medicines

Share:

A Saúde Digital Brasil foi aceita para participar do Grupo de Trabalho (GT) no âmbito da ANVISA  (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) para discutir algumas melhorias regulatórias no processo de comércio eletrônico, prescrição e dispensação digital de medicamentos. A Portaria de número 76 criando o grupo e nomeando os participantes foi publicada no último dia 9 de fevereiro de 2022, no DOU (Diário Oficial da União).  

 

Segundo Marina Jacob, que representa a Saúde Digital Brasil no GT, a organização sem fins lucrativos, já costumava contribuir em consultas públicas da Anvisa sobre esse e outros temas. No entanto, integrada a um grupo de trabalho essa participação ganha ainda mais relevância. O papel da entidade nesse debate é trazer preocupações relacionadas a saúde digital, a experiência digital como um todo, garantindo segurança sanitária e bom atendimento ao paciente para maior adesão ao tratamento. Além de Marina, também foi nomeada como representante suplente no GT pela Saúde Digital Brasil Fernanda Moura, coordenadora de assuntos de interoperabilidade e saúde. 

 

Entre as atribuições do GT estão revisar  todos os requisitos técnicos para a solicitação remota para dispensação de medicamentos; com base em atualizações técnico-científica; e apoiar a produção de materiais educativos com base nos documentos produzidos. 

 

“Para nós, como jovem entidade é de grande relevância fazermos parte desse grupo de trabalho. Estamos ‘sentados’ lado a lado com associações muito tradicionais do setor de saúde e do comércio eletrônico, que já são consolidadas e existem há muitos anos. Entramos como uma entidade que une essas duas pontas, pois representamos a saúde, em uma perspectiva mais tradicional, pois estamos preocupados com o paciente e também a parte digital, por representamos empresas da área de telessaúde. Nossa expectativa é que o paciente tenha o atendimento, receba uma prescrição e consiga adquirir um medicamento digitalmente de forma absolutamente segura considerando todo o ecossistema de proteção envolvido: médicos, farmacêuticos e vigilâncias sanitárias”, enfatiza Marina.  

 

Importantes entidades brasileiras com grande representatividade no setor de saúde, farmacêutico, em vendas de medicamentos, na área de tecnologia e varejo, comércio eletrônico fazem parte da iniciativa. Entre elas estão Associação Brasileira das Redes de Farmácias e Drogarias (Abrafarma); Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (Abcomm); Associação Brasileira das Redes Associativistas de Farmácias e Drogarias (Abrafad); Associação Brasileira de Internet (Abranet); Associação Brasileira da Indústria de Medicamentos Isentos de Prescrição (Abimip); Câmara Brasileira da Economia Digital (camara-e.net); Conselho Federal de Farmácia; Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia (Amobitec); Associação Brasileira Online to Offline (ABO2O); Sindicato do Comércio Varejista de Produtos Farmacêuticos (Sicofarma); Instituto para desenvolvimento do Varejo; Associação Latinoamericana de Autocuidado Responsável (ILAR); Associação Brasileira do Comércio Farmacêutico (ABCFARMA); e Associação Latino Americana de Internet (ALAI). 

 

About Digital Health Brazil 

Saúde Digital Brasil (Brazilian Association of Telemedicine and Digital Health Companies) is a non-profit organization created to bring together entities that operate in the telemedicine service provision chain and that develop activities related to digital health. 

Founded in 2020, the entity's main goal is to defend the cause of healthcare through telemedicine and telehealth in Brazil and to create regulations that guarantee its continuity. In addition, Saúde Digital Brasil works to contribute to the improvement of the healthcare model, increase scientific and technological development, innovation and the qualified and sustainable development of the healthcare sector.

More news

Sign up and receive our newsletter