Início > Notícias > Recém-criado Grupo de Trabalho de Saúde Mental elege coordenadores

Compartilhe:

Recém-criado Grupo de Trabalho de Saúde Mental elege coordenadores

26 de outubro de 2023 12:06

Ingrid Vilaça Gromoski Cancela, da Topmed Saúde, e Lígia Prado Fonseca, da Vibe Saúde, estarão à frente da iniciativa da Saúde Digital Brasil, que visa fomentar discussões importantes para o setor e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos serviços de psicologia e psiquiatria por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação

 

Apesar de todos os benefícios e avanços da telessaúde no âmbito da saúde mental, há, ainda, desafios a serem superados no contexto social brasileiro. Desigualdades de acesso, necessidade de maior fomento e expansão dos serviços para a diminuição do número de pessoas acometidas por transtornos mentais e garantia de tratamento humanizado e de qualidade estão entre eles. 

 

Visando fomentar essas discussões e contribuir para o desenvolvimento sustentável dos serviços de psicologia e psiquiatria por meio do uso de tecnologias da informação e comunicação, a Saúde Digital Brasil criou um grupo de trabalho específico para tratar do tema. Exclusiva para associados que prestam serviços de saúde mental, o GT de Saúde Mental será conduzido por Ingrid Vilaça Gromoski Cancela, psicóloga e responsável técnica pela Topmed Saúde; e Lígia Prado Fonseca, coordenadora de psicologia e responsável técnica da Vibe Saúde. 

 

O objetivo é promover um ambiente de debates e mútua colaboração entre os associados da SDB para o enfrentamento dos desafios específicos da saúde mental no ambiente digital, no que diz respeito, por exemplo, a aspectos éticos, administrativos e financeiros. Nesse sentido, a iniciativa criará oportunidades para a expansão e a melhoria da qualidade dos serviços de telepsicologia e telepsiquiatria no Brasil, ao mesmo tempo que preparará a entidade para compreender melhor o cenário brasileiro e ter uma atuação mais efetiva e ativa na área de saúde mental. 

 

É importante compreendermos a atuação dos serviços digitais de saúde mental no atual contexto, assim como a expansiva e constante evolução tecnológica neste modelo de promoção digital à saúde. Avaliar e estudar aspectos éticos e de acessibilidade desta modalidade de atendimento  é fundamental. Hoje a tecnologia consegue acessar pessoas em seus mais variados contextos e lugares, e precisamos ter, de forma mais clarificada e assertiva, o quanto este trabalho digital pode ser ainda mais eficaz e ativo. Precisamos de mais indicadores, dados e processos de avaliações dos atendimentos de saúde digital. Esse será um dos desafios importantes a serem explorados”, enfatiza Ingrid.

 

De acordo com Lígia, impulsionar legislação e regulamentação, fomentar inovação e desenvolvimento tecnológico, estabelecer boas práticas, normas éticas, bem como aumentar a visibilidade da saúde mental na totalidade, promovendo a telessaúde como um meio eficaz para o cuidado com a mesma é um papel importante também do grupo que está iniciando os trabalhos. “Sabemos que ainda existe um longo caminho a percorrer, mas a criação desse GT é uma oportunidade para união do setor, sendo um espaço de compartilhamento de necessidades, desafios e planejamento em prol da saúde mental”, complementa.

 

Entre as primeiras ações do GT de Saúde Mental, que reúne médicos, psicólogos e gestores da área, está ter uma visão clara de como estão sendo tratados documentos médicos e psicológicos, resoluções, leis e como os conselhos de classe CFM (Conselho Federal de Medicina) e CFP (Conselho Federal de Psicologia) têm feito essas validações. Ou seja, a partir do entendimento situacional da prestação desse tipo de serviço no ambiente digital e traçar, desta forma, os objetivos e metas a serem perseguidos. 

 

Além de atuar pelo setor de saúde mental, o GT planeja trabalhar em conjunto com os outros grupos de trabalho da entidade, como telemedicina em situações de catástrofes, que está em fase de implantação, e de outros que possuem sinergia, sempre pensando no desenvolvimento da saúde digital como um todo. 

 

Conheça as coordenadoras

 

Ingrid Vilaça Gromoski Cancela é formada há 10 anos pela Universidade da Amazônia, em Belém do Pará, pós-graduada em terapia cognitivo-comportamental pela PUCRS e cursa Neurociência e Comportamento pela PUCRS. Com experiência de 9 anos em psicologia clínica, desde 2020 trabalha na área de saúde digital. Atualmente é responsável técnica na área de psicologia na Topmed, atuando nos diversos produtos dos serviços de orientação e acompanhamento psicológicos, auxiliando na construção de alguns programas de saúde mental, representando a empresa em serviços como palestras, podcast, treinamentos e entrevistas.

 

 

Ligia Prado Fonseca é coordenadora e responsável técnica de psicologia na Vibe Saúde. Especialista em Psicologia em Saúde pelo Programa de Aprimoramento Profissional em Promoção de Saúde do HCFMRP-USP. Graduada pela Universidade de Ribeirão Preto com ênfase em processos interventivos em instituições e organizações, possui experiência em questões voltadas a envelhecimento, ansiedade, depressão e saúde da mulher, com enfoque atual na área de gestão de equipe, treinamento e avaliação de desempenho, administração, criação e gestão de produtos e conteúdos de psicologia.

Assine nossa newsletter

    Assine a nossa newsletter para se manter sempre atualizado sobre notícias e eventos do mercado.



    Notícias SDB

    Assine nossa newsletter

      Copyright 2024 - Saúde Digital Brasil – Todos os direitos reservados

      Granza

      Posso ajudar?